quarta-feira, novembro 10, 2010

O Marco das três Fronteiras

      
       A tríplice fronteira está localizada na divisa territorial entre Brasil, Argentina e  Paraguai fica nas cidades respectivamente Foz do Iguaçu, Puerto Iguaçu e Ciudad del Este.
         Marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira foram os autores do marco brasileiro, em 1903.
         Os rios que cortam o marco das três fronteiras são: Rio Iguaçu e o Rio  Paraná onde á margem do Rio Iguaçu localiza-se o marco argentino e a margem direita do Rio Paraná localiza-se o marco paraguaio.
         Os 3 lados formam um triângulo eqüilátero que fica o limite territorial e a soberania dos três países fronteiriços.
         Para demarcar geograficamente cada fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, foi construído em cada uma delas um obelisco (marco), que represente um símbolo da igualdade, complementaridade e respeito entre as três nações.
         Os obeliscos são feitos de pedra, cimento, e pintado com as cores nacionais dos países em que se localizam.
         A tríplice fronteira, deve ser preservada pois com ela está a história de paz, união e respeito dos países pertencentes a ela. 
Mercosul

  O Mercosul - Mercado Comum do Sul ou em espanhol - Mercado Común del Sur,  é a união de livre comércio e livre política  comum) de cinco países da América do Sul. Em sua formação original o bloco era composto por quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Apesar de jovem, o Mercosul é o resultado de um lento processo de amadurecimento histórico que, ao longo do tempo, levou seus países membros a substituir o conceito de conflito pelo ideal de integração. Principalmente o Brasil, Argentina e Paraguai – praticamente generais do Mercosul e também componentes da Tríplice Aliança ou  Marco das três Fronteiras. Que tem total ligação história e geografia com o Mercosul. Uma vez que como citado anteriormente os três principais países componentes, são vizinhos, e entre eles a uma grande relação, não só financeira como também social, trabalhista e cultural.

Fundada entre o Rio Iguaçu e Paraná, tendo como sentido original a integração e depois a aproximação cultural entres estes países a Tríplice esta também diretamente ligada  ao Mercosul  porque compreende o Parque Nacional do Iguaçu, Aqüífero Triásico e o Aqüífero Jurássico, que devem ser preservados tanto da poluição quanto ao desmatamento e queimadas. 



Tríplice fronteira

 A tríplice fronteira é situada na região Oeste do Paraná, onde o Brasil, Paraguai e Argentina fazem fronteira, separados pelos rios Iguaçu e Paraná.

       
                                                                                                                               
A região conhecida como tríplice fronteira é a principal reserva natural de água potável da America Latina, que é dividida em 71% dessa área é brasileira, 19% argentina e 6%paraguaia e 4% uruguaia, esse patrimônio natural é de preço inestimável.
 A região da tríplice fronteira tem grande importância histórica e política. Isso se destacada nas relações internacionais e econômicas, culturais e geopolíticas,  no MERCOSUL.
Por causa da boa relação entre os países participantes desse bloco econômico, há um livre acesso entre eles, quem se beneficia são os turistas que no raio 150 km podem conhecer as diferentes culturas além de conhecer as grandes belezas naturais dos três países, com suas respectivas cidades Foz de Iguaçu no Brasil, Puerto Iguazú na argentina e Ciudad Del Este no Paraguai, nessas cidades muitos turistas tem a oportunidade de fazer compras.

Caminhos do Iguaçu




CAMINHOS DO IGUAÇU

            Foz do Iguaçu é o segundo destino mais visitado por turistas do Brasil. Três de alguns motivos são: Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, a maior e mais geradora de energia do mundo, tombada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros, pelas Cataratas do Iguaçu, com suas quedas imponentes, que estão concorrendo para serem uma das Sete Maravilhas da Natureza, e o Marco das Três Fronteiras, entre Brasil, Argentina e Paraguai.
            O Marco é além de um marco propriamente dito, é um símbolo entre os três países que integram o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), juntamente com Uruguai, e se aprovado com a Venezuela, que depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada.
            O MERCOSUL é de grande importância, já que facilita o Turismo, pelo fato de não precisar de tantos documentos para transitar entre os países, pelo comércio, por reduzir algumas taxas, e além de tudo, pela paz entre os países, já que Brasil e Paraguai já travaram uma guerra.



O Marco das Três Fronteiras
O Marco brasileiro foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o Marco argentino por uma Comissão Estratégica dos dois países.
Demarcando geograficamente a divisa territorial dos três países: Brasil (pela cidade de Foz do Iguaçu), Argentina (Puerto Iguazú) e Paraguai (Ciudad del Este), foi construído em cada uma dessas cidades um obelisco pintado com as cores nacionais de cada país. O conjunto deles é chamado de Marco das Três Fronteiras, um símbolo de igualdade e complementaridade entre os países, construído em 1903.
Essa igualdade se deu em dezembro de 1985, quando o presidente brasileiro José Sarney e o presidente argentino Raúl Alfonsín assinaram a Declaração de Iguaçu, que foi a base para a integração econômica do chamado Cone sul.
           Os dois países haviam contraído uma grande dívida externa no período dos governos militares. Havia uma grande necessidade de investimentos nos países.
Logo após a assinatura da declaração de Iguaçu, em fevereiro de 1986, a Argentina declara a intenção de uma "associação preferencial" com o Brasil. Em uma casa particular em Don Torcuato, houve uma reunião para discutir o assunto. A discussão durou dois dias e aconteceu em clima de troca de idéias e posições quanto ao estatuto da economia da zona.
Depois de poucas semanas, é o Brasil que convida a Argentina para uma reunião semelhante, em Itaipava, também em uma residência particular. Esse foi o sinal de aceitação da iniciativa argentina e então começava a formação do acordo, que mais tarde viria a ser conhecido como MERCOSUL, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de ambos os países e integrá-los ao mundo. Pouco tempo depois o Paraguai, país que também faz parte das tríplice fronteira, ingressa no MERCOSUL, fazendo com que houvesse que houvesse a livre circulação de mercadorias entre os países da América do Sul. Este acordo ficou sendo representado pelo Marco das Três Fronteiras, que simboliza a igualdade e complementaridade entre os países.

A importância do MERCOSUL

O Tratado de Assunção, por decisão política soberana das Repúblicas Argentina, Federativa do Brasil, do Paraguai e Oriental do Uruguai é estruturado institucionalmente, em dezembro de 1994, pelo Protocolo de Ouro Preto.
A América Latina sempre teve forte relação com a Europa e Estados Unidos, mas para evitar que o mercado latino sofresse com o atraso em relação à política externa, começaram a realizar tratados. Com a assinatura da ATA de Buenos Aires, o processo de integração passou a ser acelerado, mais tarde, em 1991, o Tratado de Assunção que previa a constituição do Mercado Comum do Sul, o MERCOSUL,
As implicações do mercado comum são as seguintes:

- A livre circulação dos bens e serviços entre os países, eliminando o direito alfandegário e restrições tarifárias;
- A criação de uma tarifa externa comum, e política comum em relação a terceiros estados;
- Para assegurar condições de concorrência entre os estados membros, as políticas de economia setorial são coordenadas pelos estados integrantes;
- Seus membros devem adaptar suas legislações para fortalecer o processo de integração. Criou-se à partir de então o Conselho de Mercado Comum, que é um órgão superior, com função política, é integrado por ministros de relações exteriores e da economia dos estados partes, e o Grupo Mercado Comum, que é órgão executivo, é coordenado pelos ministros de relações exteriores, deve criar subgrupos necessários para o cumprimento de seus objetivos:
1) Comunicações;
2) Mineração;
3) Regulamentos Técnicos;
4) Assuntos Financeiros;
5) Transportes e Infraestrutura;
6) Meio Ambiente;
7) Indústria;
8) Agricultura;
9) Energia;
10) Assuntos Trabalhistas, Emprego e Seguridade Social;
11) Saúde.
O MERCOSUL tem personalidade jurídica de Direito Internacional, seus idiomas oficiais são o português e espanhol.

Tríplice Fronteira


Los tres marcos forman un triángulo equilátero que se fijan los límites territoriales y la soberanía de los tres países, también pintado con los colores nacionales, estableciendo el límite territorial de los tres países limítrofes y es símbolo de la igualdad, la complementariedad y el respeto. La triple frontera está constituida por el Brasil (Foz do Iguaçu), Argentina (Puerto Iguazú) y Paraguay (Ciudad del Este), y está situada en la ribera del Río Iguazú y el río Paraná



MERCOSUL



Brasil, Argentina, Paraguay y Uruguay firmaron el Tratado de Asunción, con el objetivo de crear el Mercado Común del Sur - MERCOSUR.
Por lo tanto, el objetivo primordial del Tratado de Asunción es la integración de los cuatro Estados parte a través de la libre circulación de bienes, servicios y factores productivos, el establecimiento de un Arancel Externo Común (AEC), la adopción de una política comercial común, la coordinación de las políticas macroeconómicas y sectoriales y la armonización de la legislación en los ámbitos pertinentes.
Por 3M10 

sexta-feira, novembro 05, 2010

La importancia de las tres fronteras un marco para el Mercosur.

Todo comenzó con el presidente José Sarney y el presidente argentino Raúl Alfonsín en 1985 cuando firmaron la Declaración de Iguazú
.
 La Declaración de Iguazú, un tratado se realizó en Foz de Iguazú el 30 de noviembre de 1985 por los presidentes de Argentina y Brasil. Este tratado proponía la idea de la integración económica y la política del Cono Sur. Todo esto sucedió debido a su elevada deuda externa y la falta de crédito resultante de las dictaduras militares en ambos países que se produjo justo antes del tratado.

File:Mercosur - Montevideo (2).jpg
El 6 de julio de 1990, el entonces presidente de Brasil Fernando Collor y  Carlos Menem presidente de Argentina, firmó el acta de Buenos Aires y en 1991 firmó el Tratado de Asunción. Estos dos permitieron la entrada de Paraguay y Uruguay en el Mercosur - Mercado Comum del Sur.
El hito de las tres fronteras es un símbolo de la integración de casi todos los países del Mercosur.